quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Enfim uma nova frente de luta!

Tive a oportunidade de crescer com essa tecnologia fantástica que é a Internet., sendo que esta nos colocou a possibilidade de nos comunicarmos com o mundo.

Algumas de suas ferramentas não despertavam meu interesse ou simplesmente causavam estranhamento. 

Uma delas, OS BLOGS.

Em primeiro lugar por acreditar que era incapaz de escrever.

Segundo, sou adepto da comunidade “escrevi mais não mandei”.

Terceiro, jurava ser inutilidade, lixo virtual e perda de tempo.

Agora que vivo um dos melhores momentos de produção textual da minha vida, tomei coragem de refletir sobre esse fenômeno que são as redes sociais, entre eles os blogs.

Também digeri meu preconceito sobre os mesmos e pretendo aqui nesse espaço virtual (muito real), expressar opiniões e reproduzir conteúdos a partir de uma visão crítica, democrática e progressista.

Dois fatos que estimulam essa nova empreitada:
  1. 1º Encontro Nacional do Blogueiros Progressistas – realizado aqui no Brasil, o encontro de blogueiros, reuniu militantes virtuais espalhados pelo país e que constroem este novo tipo de movimento social, no momento em que é possível notar o decorrente acúmulo de energias pela democratização da comunicação e uma nova consciência no país de que é preciso enfrentar a ditadura midiática, concentrada, verticalizada e manipuladora.
  2. Uma nova forma de fazer movimento social – através do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), em parceria com o Instituto Polis, foram ouvidos diversos jovens que participam de grupos organizados, como movimentos femininos, trabalhadores sem terra, movimento hip hop, entre outros. A conclusão da pesquisa revela que a juventude esta mobilizada, diferentemente das experiências dos anos 70, com a incorporação de blogs e redes sociais como instrumento de luta social.

Como Fidel Castro e toda sua lucidez conservada nos 84 anos de idade, afirmo que: “Não quero estar ausentes nesses dias. O mundo está na fase mais interessante e perigosa de sua existência e eu estou bastante comprometido com o que está acontecendo. Ainda tenho muitas coisas para fazer.”

Nesse primeiro post, renovo meus compromissos com a luta!

Sejam tod@s bem vindos!

2 comentários:

  1. Filho sucesso! é o que desejamos, sabemos que tu gosta de ler Fernando Pessoa é por ai! abracos de
    seus pais e um beijão.


    Navegar é Preciso
    Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
    "Navegar é preciso; viver não é preciso".
    Quero para mim o espírito [d]esta frase,
    transformada a forma para a casar como eu sou:
    Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
    Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
    Só quero torná-la grande,
    ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
    Só quero torná-la de toda a humanidade;
    ainda que para isso tenha de a perder como minha.
    Cada vez mais assim penso.
    Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
    o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
    para a evolução da humanidade.
    É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
    [Nota de SF
    "Navigare necesse; vivere non est necesse" - latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC.,
    dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida
    de Pompeu]

    ResponderExcluir
  2. Camarada,

    Começou muito bem, ótimo texto.

    O que posso dizer para servir de incentivo? Bom, iniciei meu blog como brincadeira e apesar de alimentá-lo com inúmeras baboseiras, já está completando 1 ano. Espero que o seu se encaminhe dessa forma, como brincadeira, que mesmo sendo um pouquinho séria deve ser estimulada pelo prazer de demonstrar ao mundo um pouco do que és, pensa e reflete. Desejo que seu blog tenha vida longa, pois este canal de comunicação é encantador, como sua escrita.

    Parabéns pela iniciativa!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir