segunda-feira, 14 de março de 2011

Conclusões...

Durante o final de semana, realizei uma retrospectiva da minha trajetória acadêmica. O motivo? Encontro-me em fase de concluir o curso. O sentimento? De tranqüilidade, sem arrependimento, em paz com o movimento estudantil que tanto mutilou e sacrificou a busca sistemática pelo conhecimento científico.

Falar sobre as ciências sociais significa falar de um amor. Foi através dela que obtive uma percepção desse nosso mundo, desse nosso tempo. É um amor por tudo o que é humano, seja feio ou belo.

O que têm marcado todos esses anos de graduação foi à superação de inúmeras dificuldades, a começar pela manipulação de um número considerável de material teórico dos mais eruditos e sofisticados. A dificuldade de acessar esses materiais, seja pelo custo dos livros, a barreira do idioma ou a capacidade de interpretar muitas vezes me fizeram sentir o medo de fracassar.

Ao enfrentar essas últimas etapas da graduação faço com a paixão do menino iniciante. Faço pensando nas gerações de jovens que devido às injustas estruturas sociais, permanecem com sonhos incompletos, às vezes sem sonhos. 

Espero ser um sociólogo engajado com as mesmas causas que condicionaram minha vida até o presente. São causas que não permitem ter um sono tranqüilo, estas me fazem sofrer em silêncio. A sociologia, equilibrada com a militância política, desde cedo foi o escape para poder aliviar essa dor. 

As ciências sociais a todo instante ampliaram essa dor, porém deram uma oportunidade de contribuir com o grande processo de transformação econômica e social por qual passa meu país. 

Minha vida será recompensadora e encontrarei um pouco de paz ministrando minhas aulas, sendo uma referência ética, como muito dos intelectuais e professores que deparei em minha vida. Homens de integridade dos quais admirei cada lição.

Durante os próximos meses estarei elaborando meu pré-projeto e o projeto propriamente dito. Serão muitas reflexões, citações, inspirações e agradecimentos. 

Um comentário:

  1. Com certeza será um grande profissional que jamais se afastará da luta, da ética e do amor pelo caminho que escolheu.

    Sou grande admiradora e torcedora do seu sucesso.

    Beijo grande camarada querido!

    ResponderExcluir